sábado, 18 de dezembro de 2010

« Mr. FELT... UM POLÍCIA [F.B.I.] INCORRUPTÍVEL ! »

EFEMÉRIDE


 "THE MAN THEY CALLED «DEEP THROAT"

WILLIAM MARK FELT  
( Imagens de duas épocas da sua vida)
"Garganta Funda"
(1913-2008)

[ O polícia que 'encostou' Richard Nixon à parede ]

 Distintivo do Federal Bureau of Investigation
F B I



 «Detective» Felt
perto do fim da sua Missão
(Pensamos que, o Mundo Livre lhe deve muito!)





 O homem que ficou conhecido como “Garganta Funda”

William Mark Felt, o antigo Director-adjunto do F.B.I. que denunciou, de forma clandestina, o ex-presidente norte-americano Richard Nixon, no escândalo Watergate, morreu aos 95 anos, no dia 18 de Dezembro de 2008. Faria hoje, noventa e sete anos.

Felt foi a fonte secreta de Bob Woodward e Carl Bernstein, os dois jornalistas do Washington Post que denunciaram o Caso Watergate. A sua identidade foi preservada durante muitos anos e revelada apenas há cinco, enquanto durante décadas a Imprensa americana brilhou triunfante, como tendo sido a autora do maior “furo” jornalístico de sempre!

Felt morreu numa quinta-feira em Santa Rosa, Califórnia, durante o sono, na sequência de problemas cardíacos, de consciência tranquila e feliz pelo dever cumprido,  por ter sido um  Agente da Justiça sério, num mundo alegadamente intocável e poderoso do planeta. 

Em 1972 e 1973, o jornal “Washington Post” publicou a história do envolvimento de Nixon no escândalo de espionagem político, com o assalto e as escutas à Sede eleitoral do partido Democrata, no edifício Watergate. 

Muitas das informações e pistas para essa investigação foram passadas pelo “Garganta Funda” ao então jovem repórter Bob Woodward, que, com Carl Bernstein, revelou o caso, que contribuiu, mais tarde, para a queda do então Presidente Richard Nixon. 

Felt admitiu em Abril de 2005 que era a “Garganta Funda”, ou seja, o informador secreto dos dois jornalistas. 

O escândalo e as tentativas da Casa Branca para encobrir o caso levaram à demissão de Richard Nixon, o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser obrigado a fazê-lo, em Agosto de 1974.

.

1 comentário:

Swt disse...

Imagine-se que nunca tinha ouvido falar! Em Inglês: never heard!