sábado, 28 de agosto de 2010

« "MÁSCARAS"... e OUTROS "PERFIS" ANÓNIMOS »

O anonimato - uma " arma " bloguista



.

HOMENAGEM AOS COMENTADORES ANÓNIMOS; COM, OU SEM MÁSCARAS...


.
(...) a maior parte das obras de arte da Antiguidade que chegaram até nós, são anónimas. Os artistas da Idade Média não cuidaram de assinar os seus trabalhos. Foi só na Renascença que os Mestres começaram a fazer-se conhecer pelas respectivas assinaturas. Um grande número de obras literárias apareceu, a princípio, anónimo; as Provinciais, de Pascal, as Máximas, de La Rochefoucauld, os Caracteres de la Bruyère, o Espírito das Leis, de Montesquieu, e a maior parte das Obras de Voltaire.
.
O anonimato verifica-se no funcionamento das Empresas. Sociedade Anónima (S.A.), a antiga S.A.R.L. (Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada), é uma sociedade comercial cujo elemento de crédito é apenas o capital social, independentemente das pessoas; não tem nome social e é apenas designada pelo seu objectivo empresarial.
.
Nesta perspectiva da blogosfera existe bastante polémica à volta dos anonimatos. Numa parte dos casos, não se distingue um anónimo de um ser frontal (e desconhecido) que assina com as suas iniciais: tanto um como outro valem (ou não) pelo que escrevem e pela forma como o conseguem escrever.
.
O resto, salvo algumas excepções, são pormenores com que não valerá a pena perder muito tempo.
.
De qualquer forma, andando-se neste meio há tempo suficiente, dá para perceber que há anónimos e anónimos: há anónimos respeitáveis que são recomendados; e há anónimos menores que pura e simplesmente são insultados.
.
Pelos vistos, a caracterização do anónimo não depende do anonimato: depende das opiniões que emite e dos círculos que frequenta. O que demonstra que o anonimato é apenas uma ficção num pequeno mundo de pequenas polémicas.
.
Por mim, "panfletário" de três blogues - {CLICAR: «Alfobre de Letras», «MUNHO» e «Munho do Alfobre »} -, tenho as portas abertas a todos os anónimos, quer assinem ou não os seus comentários.
.
E... como vem à colacção, interrogo-me quanto aos blogues que, pertença de gente de liberdade de expressão e de ideais transparentes e democráticos, fazem censura prévia antes de publicarem, ou cortarem comentários... anónimos ou, mesmo... assinados e... autenticados!!
.
Já fui objecto desta censura (...) por isso,
sei do que escrevo.
..


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

« ... ELVIS PRESLEY... FOREVER... »





.
SHE IS... " ALWAYS... ON MY MIND " (...)






.

Elvis Presley

Composição: Johnny Christopher / Mark James / Wayne Carson

Maybe I didn't treat you
Quite as good as I should have
Maybe I didn't love you
Quite as often as I could have
Little things I should have said and done
I just never took the time

You were always on my mind
You were always on my mind

Maybe I didn't hold you
All those lonely, lonely times
And I guess I never told you
I'm so happy that you're mine
If I made you feel second best
Girl, I'm sorry I was blind

You were always on my mind
You were always on my mind

Tell me, tell me that your sweet love hasn't died
Give me, give me one more chance
To keep you satisfied, satisfied

Little things I should have said and done
I just never took the time
You were always on my mind
You are always on my mind
You are always on my mind




.



Pausa para a Eternidade

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

« O ESQUECIMENTO... dos MÁRTIRES... »

.
O submarino nuclear russo K-141 KURSK
afundado acidentalmente
há dez anos

Vladimir Putin
apresentou condolências aos familiares
dos marinheiros militares
falecidos


.

« O 10º aniversário da tragédia do submarino Kursk foi amplamente assinalado em numerosas cidades da Rússia, mas os parentes dos 118 marinheiros esperam que a sua memória não seja esquecida.
.

Em Vidiaevo, porto de onde partiu para a última viagem o submarino nuclear russo, a memória dos marinheiros foi assinalada com um minuto de silêncio em todos os vasos de guerra e com uma cerimónia religiosa no templo de São Nicolau.

.

A catástrofe ocorreu no dia 12 de Agosto de 2010 no Mar de Barents durante manobras navais, mas as causas não foram ainda reveladas pelas autoridades.

.

Os parentes da tripulação do Kursk esperam que se conserve a memória do heroísmo dos marinheiros.

.

“Não precisamos de nada do Estado. Só queremos uma coisa: que se recordem dos nossos meninos”, declarou à Interfax Sofia Dudko, mãe de um dos oficiais falecidos.

“Esperávamos que, no 10º aniversário, alguém entrasse em contacto connosco do Ministério da Defesa ou do comando da Armada. Pensámos que algum dos dirigentes do país viesse prestar homenagem à memória dos nossos meninos. Infelizmente... NADA”, acrescentou ela.

.

“Talvez eles já considerem a morte de 118 marinheiros uma grande tragédia. Embora o naufrágio do submarino, em 2000, nos tenha obrigado a olhar de outra forma para o mundo, para a Armada e para o próprio Estado”, frisou.

.

Sofia Dudko queixa-se de os familiares dos marinheiros terem sido privados de algumas medidas sociais: Até há pouco tempo, tínhamos descontos nos tratamentos nas casas de saúde, mas a comissão que tratava disso foi dissolvida”.

.

Citada pelo tri-semanário Novaya Gazeta, Sofia Dudko afirma que as autoridades ainda não terminaram a construção do complexo memorial em São Petersburgo.

.

Pouco tempo após a tragédia, à pergunta de Larry King da CNN: “O que aconteceu ao Kursk?”, Vladimir Putin, então Presidente da Rússia, respondeu friamente:

.

"afundou"!! »





.


Manifestações de pesar pelos marinheiros mortos





.
No meu outro blogue - ALFOBRE de Letras - republiquei, adaptando, a opinião de um Jornalista do D.N. que enalteceu o exemplo de vida da Bombeira Voluntária JOSEFA Santos, que pereceu carbonizada às chamas no Inferno dos incêndios que nos consomem a Economia Nacional. Mártir nesta desgraça dantesca, lembra ao povo falar da duvidosa necessidade de submarinos portugueses, quando há tanto para fazer na prevenção e acção adequada no combate a esta "tradição crematória", em que todos os anos ardem pessoas e bens insubstituíveis.

.
O título escolhido para este 'post' irá, no futuro, ajustar-se ao perfil da Heroína de agora - Josefa Santos -, perfilando-a com outros mártires do passado que, também foram bastante carpidos, mas, depressa engolidos pela voracidade da indiferença e... reduzidos a pó... na fogueira do esquecimento (...)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

« A DEMISSÃO... dos DIREITOS HUMANOS...na Ex-URSS »

ELLA PAMFILOVA
Dirigente do Conselho Presidencial
[ex-U.R.S.S.]
para
OS DIREITOS HUMANOS


.

Dmitri Medvedev aceitou o pedido de demissão de Ella Pamfilova do cargo de dirigente do Conselho para os Direitos Humanos e Desenvolvimento da Sociedade Civil junto do Presidente da Rússia, anunciou o Kremlin.

.
Ella Pamfilova, anunciara antes de apresentar a demissão desse cargo. Os defensores dos direitos humanos pedem-lhe para mudar de posição.
.

Pamfilova, que ocupa esse cargo desde 2004, recusou-se a falar das causas da sua demissão, assinalando apenas que planeia trabalhar “nem na esfera da política, nem como funcionária pública”.
.
“Não tenho vergonha do que fizemos, conseguimos fazer mais do que o possível”, frisou, acrescentando que recomendou Alexandre Auzan para o cargo deixado vago.
.
Na véspera, Alexei Tchadaev, um dos ideológos do Rússia Unida, partido dirigido pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, acusou Pamfilova de “politizar” o Conselho por ela dirigido e, no seu blog no Twitter, chamou-lhe “estrela da agitação”, “chefe histérica” e “vampira”.
.
A organização juvenil pró-Kremlin “Nachi” (Nossos) já saudou a demissão de Pamfilova, pois era um dos principais alvos das suas críticas.
.
“Esses rapazes poderão chegar ao poder dentro de alguns anos... Porque esses frutos de alguns tecnólogos políticos vendem a alma ao diabo. Eles queimaram livros...Qual será o próximo passo? Queimar pessoas?”, declarou recentemente Ella Pamfilova.
.
Os defensores dos direitos humanos no país consideram que Pamfilova foi obrigada a demitir-se e pedem ao Presidente Dmitri Medvedev que não aceite a demissão.
.
“Espero que o Presidente não aceite a demissão. Ela desempenha muito bem as suas funções, sacrifica-se muito”, considera Liudmila Alekseevna, dirigente do Grupo de Helsínquia.
.
“Considero que a decisão de Medvedev de aumentar os poderes do Serviço Federal de Segurança (ex-KGB) da Rússia foi a gota de água que levou Pamfilova a demitir-se”, disse à Lusa um ativista dos direitos humanos.
.
Em virtude desta lei, assinada ontem, qualquer pessoa ou empresa que obstrua o trabalho de um Agente do FSB, pode ser alvo de processo judicial, multas de 500 a 50.000 rublos (13 a 1.300 euros) ou prisão até 15 dias.


.*« Evolução... na continuidade... »