sábado, 19 de junho de 2010

«NÃO se ABATEM MAIS CAVALOS! E... MUSTANGS... TAMBÉM NÃO! »

O nome " Mustang" deriva de "sem dono" ...
ou
"vagabundo"
.
Isto é:
.
LIVRE!



.Vídeo mostrando estes belos animais correndo e... vivendo «à solta»!


.


Uma simpática parelha de mustangs


.

Um automóvel que copiou o nome e a fama de ser livre, forte e veloz...


.
Homens montados em mustangs...
também livres, fortes e velozes!
Mas, controlados como os automóveis!






.


O Mustang vem de origem Europeia; os cavalos Mustang descendem dos cavalos espanhóis levados para a América pelos conquistadores.
.
Esta é a última espécie de cavalos selvagens do continente americano. Por isso, estes cavalos estão protegidos por Lei do Estado.
.
Maltratar ou matar um Mustang constitui uma infracção federal nos EUA.
.
Os índios que vivem no continente americano antes da chegada dos europeus, não conheciam o cavalo e primeiro ainda tiveram medo deles, mas depois compreenderam que podiam ser um elemento decisivo, para caçar ou para guerrear.
.
Os Mustang vivem em manadas de catorze, por vezes mais. Cada manada consiste em éguas e potros, assim como jovens machos com menos de dois anos. Apenas um cavalo dirige o grupo. Este é o que manda.
.
Fica sempre de vigia, para que não haja predadores que ataquem os potros (coiotes, pumas, etc.), protegendo assim a manada.
.
Esta é uma forma de segurança eficaz, com que faz com que ele mantenha sempre o domínio.
.
O Mustang é pequeno e vigoroso. De pescoço curto e cabeça também pequena, o Mustang tem os olhos bastante expressivos. Possui os membros rijos e medem entre 135 cm e 155 cm.
.
Cavalo rápido e forte, o Mustang é capaz de sobreviver em regiões áridas e montanhosas, onde se alimenta apenas com plantas de textura áspera. Bebe pouco e dá-se bem com ambientes quentes e secos, tal como o frio.
.
O nome Mustang vem de uma antiga palavra espanhola que significava "sem dono" ou "vagabundo".
.
Os Mustangs, famosos cavalos selvagens dos Estados Unidos, estão ameaçados de morte devido ao seu alto custo de manutenção pelo governo americano.
.
Convém 'compreender' que o dinheiro gasto com as guerras que inventam e os indispensáveis programas nucleares acompanhados do eldorado da conquista do espaço, os Mustangs são um encargo insustentável (...)
.
Em conformidade com o Bureau de Administração da Terra dos Estados Unidos, mais de 30 mil animais vivem em terras pertença do Estado e, dois mil podem ser abatidos!
.
Inicialmente, seriam sacrificados os animais que não foram adoptados e já ultrapassaram dez anos de idade.
.
Se é que não está já a ser posta em prática esta "gestão" na espécie humana, ninguém se surpreenda se em breve o ser humano começar a ver em causa o direito de nascer e... o dever de morrer!
.
Parte dos Mustang vive em fazendas do Governo, onde galopam livres pela região e são recolhidos em currais para cuidados básicos.
.
Outra parte foi adoptada por grandes criadores e amantes do cavalo selvagem dos EUA.
.
Eram cavalos usados por muitas comunidades indígenas dos EUA e a sua depuração no meio selvagem tornou a raça sinónimo de força e rebeldia.
.
Essa imagem foi utilizada pela marca de automóveis desportivos de mesmo nome para passar a ideia de um carro potente e veloz!




3 comentários:

momo disse...

que belleza...caballo a solta ...
ultimamente escribo poco , me falta el ánimo pero me encanta ver cuantos temas eres capaz de tener a la vez

Luisa disse...

Elegantes e soberbos, estes cavalos. É bom ser-se livre.

Beijinho

História é Pop! disse...

Cesar, obrigada pela visita tão carinhosa.
Queria ter o de escrever como você invejo pessoas que possuem essa maravilhosa dádiva divina.
Obrigada pelo comentário no meu blog e volte sempre a casa é sua
Um grande beijo