sábado, 28 de agosto de 2010

« "MÁSCARAS"... e OUTROS "PERFIS" ANÓNIMOS »

O anonimato - uma " arma " bloguista



.

HOMENAGEM AOS COMENTADORES ANÓNIMOS; COM, OU SEM MÁSCARAS...


.
(...) a maior parte das obras de arte da Antiguidade que chegaram até nós, são anónimas. Os artistas da Idade Média não cuidaram de assinar os seus trabalhos. Foi só na Renascença que os Mestres começaram a fazer-se conhecer pelas respectivas assinaturas. Um grande número de obras literárias apareceu, a princípio, anónimo; as Provinciais, de Pascal, as Máximas, de La Rochefoucauld, os Caracteres de la Bruyère, o Espírito das Leis, de Montesquieu, e a maior parte das Obras de Voltaire.
.
O anonimato verifica-se no funcionamento das Empresas. Sociedade Anónima (S.A.), a antiga S.A.R.L. (Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada), é uma sociedade comercial cujo elemento de crédito é apenas o capital social, independentemente das pessoas; não tem nome social e é apenas designada pelo seu objectivo empresarial.
.
Nesta perspectiva da blogosfera existe bastante polémica à volta dos anonimatos. Numa parte dos casos, não se distingue um anónimo de um ser frontal (e desconhecido) que assina com as suas iniciais: tanto um como outro valem (ou não) pelo que escrevem e pela forma como o conseguem escrever.
.
O resto, salvo algumas excepções, são pormenores com que não valerá a pena perder muito tempo.
.
De qualquer forma, andando-se neste meio há tempo suficiente, dá para perceber que há anónimos e anónimos: há anónimos respeitáveis que são recomendados; e há anónimos menores que pura e simplesmente são insultados.
.
Pelos vistos, a caracterização do anónimo não depende do anonimato: depende das opiniões que emite e dos círculos que frequenta. O que demonstra que o anonimato é apenas uma ficção num pequeno mundo de pequenas polémicas.
.
Por mim, "panfletário" de três blogues - {CLICAR: «Alfobre de Letras», «MUNHO» e «Munho do Alfobre »} -, tenho as portas abertas a todos os anónimos, quer assinem ou não os seus comentários.
.
E... como vem à colacção, interrogo-me quanto aos blogues que, pertença de gente de liberdade de expressão e de ideais transparentes e democráticos, fazem censura prévia antes de publicarem, ou cortarem comentários... anónimos ou, mesmo... assinados e... autenticados!!
.
Já fui objecto desta censura (...) por isso,
sei do que escrevo.
..


5 comentários:

Clube Europeu ESJAL disse...

Uiii! Tem toda a razão!

Lia Soares (Swt)

Luisa disse...

Tens razão. Não entendo como um comentário só poderá ficar visível, depois de aprovação prévia. Cheira mesmo a censura.

O que te fizeram há dias num blogue, é inenarrável!

Luisa

Sueli disse...

Nunca cortei comentário em meu blog e nem o submeto à censura. Somente ficam sujeitos a minha aprovação se for referente a algum post antigo, mas isso é somente para eu saber que chegou o comentário. Nunca voltamos aos posts antigos conferir se tem comentário novo, não é? Outra coisa que não gosto é de digitar aquelas letrinhas para liberar o post... Um abração!

RC disse...

Olá
Em circunstâncias mais "normais" teceria aqui algumas considerações sobre anonimato, mas não estou cabeça. Espero que o César não fique zangado comigo. Passei mesmo só para ler este post.
Até uma próxima.

María Eugenia disse...

Siempre se corre el riesgo de recibir comentarios poco amables o francamente insultantes, por eso me parece bien que el autor del blog tenga la posibilidad de decidir si los publica o no, creo que eso beneficia al autor y a los lectores que se toman en serio el texto e imágenes publicadas. Saludos desde la Ciudad de México. Gracias por visitar La Aldea de las Letras.