terça-feira, 21 de junho de 2011

S.O.S. (...) ARARAS - ESPÉCIE EM VIAS DE EXTINÇÃO!





Conhecidas pela sua plumagem exuberante e pela docilidade enquanto animais de estimação, as araras fazem parte da espécie Psittacidae.

Estas aves trepadoras, que podem atingir  os 85 centímetros de tamanho, são originárias de continentes como a América do Sul e África, onde são encontradas as maiores e as mais coloridas.

Existem 18 espécies deste animal, todas com bico forte e cauda comprida em forma de espada. É o bico forte que permite que elas escavem o tronco das árvores para se poderem alimentar das larvas dos insectos. Os ninhos são, normalmente, encontrados em troncos ocos de árvores como a palmeira, ou mesmo no alto das árvores, mas também aproveitam buracos em paredões rochosos para pôr os ovos. O ninho abriga apenas uma parte do corpo, ficando a cauda exposta à vista, tornando fácil a sua localização.



BURACO   DAS   ARARAS
MATO  GROSSO  -  BRASIL


A época da reprodução começa na Primavera, quando as araras põem os ovos e esperam depois 24 a 28 dias para a incubação. Quem cuida de garantir a alimentação, frutas, sementes, coquinhos, larvas e rebentos de árvores,  é o macho.

A plumagem das crias surge após três ou quatro meses e atingem a maturidade aos seis meses, sendo já consideradas aves adultas por essa altura. Voam curtas distâncias, mas locomovem-se muito bem entre as árvores, devido ao formato das patas e do bico em forma de gancho.

Menos dotadas do que os papagaios, as araras não conseguem imitar bem os sons dos outros animais nem a linguagem humana de uma maneira muito fiel, sendo apenas capazes de aprender algumas palavras isoladas.

Símbolos de riqueza e prosperidade desde o século XVI as araras continuam a ser procuradas como animais de estimação. A sua capacidade de adaptação ao ambiente humano e a sua semelhança, em termos de hábitos, com animais de companhia tão comuns como o cão e o gato, fazem dela uma atração para os que querem ter um animal doméstico exótico!

Porém, a contínua caça destes animais e a devastação do seu habitat natural faz com que seja, neste momento, uma espécie em vias de extinção.

Estão a ser desenvolvidos esforços pelas autoridades responsáveis pela preservação da fauna nos países de origem deste animal, para travar esta deplorável tendência.

Para alertar este fenómeno, a indústria cinematográfica de Hollywood estreou em Abril de 2011, um filme de animação em três dimensões com o título " RIO ".


ARARA  AZUL



Vídeo-clip de apresentação do filme "RIO" sobre a arara azul


A personagem principal, Blue, é uma arara azul que é levada de volta ao Rio de Janeiro - seu local de origem - para acasalar com a última fêmea da espécie.

O tráfico de aves, motivo que leva à extinção de espécies como a arara, é retratado de maneira a sensibilizar o espectador para esta realidade.

São também evidenciados na película os esforços combinados de governo e de organizações dedicadas à proteção da vida animal, para resgatar estas espécies e impedir que desapareçam.

Enfim... chegámos ao ponto de ter de pedir, por favor, que não destruam a natureza e não extingam as espécies animais, enriquecendo à custa de os caçar e aprisionar, até aos limites em que a natureza já não consegue regenerar-se.

Chegámos ao cúmulo de ter de se fazer filmes de desenhos animados,  para sensibilizar as consciências, ditas humanas, como se o Homem fosse, o que afinal é: um ser inconsciente!



1 comentário:

Luisa disse...

César,

A esperança é, que o filme seja de tal modo educativo, que deixe a semente necessária aos miúdos e graúdos e, que os modos de tratar a natureza seja totalmente invertido.

Estas cores, são lindíssimas!

Lamentavelmente, não posso ver vídeos com a internet que tenho de momento.

Beijinho

Lu