domingo, 4 de abril de 2010

FACTOS E FOTOS DA PÁSCOA







.Todos os anos, além da festa do Natal, há a festa da Páscoa que marca uma passagem quer no calendário litúrgico, quer naquele civil com as férias da escola. Como aprendiz de teólogo, queria partilhar o porquê deste dia não por ser fixo, mas móvel!
A Páscoa é uma festa bem antiga, que remonta a muitos séculos antes do cristianismo e de Cristo. Era a festa judaica que celebrava a libertação do povo do Egipto. Claro que com a vinda de Cristo, a festa passou a ter um novo sentido, sobretudo para os cristãos que a viam como uma nova passagem, já não da escravidão egípcia à liberdade prometida, mas mais ainda, da escravidão do pecado para a redenção que nos foi dada pelo redentor, Aquele que pode ser tudo em todos!
A Páscoa é sempre celebrada no primeiro ou segundo mês do ano. Isto é: no primeiro ou segundo mês do ano astronómico que começa com o equinócio de primavera. Também assim o era para os latinos. E por isso assim ficaram os nomes dos meses! Os primeiros (Janeiro a Agosto) ficaram com o nome de imperadores ou deuses; os outros ficaram com o nome que correspondia ao número. Assim, setembro mês sete, outubro mês oito, etc.
O calendário judaico chama ao primeiro mês do ano Nisan ou Aviv (reminescência dos grandes babilónicos e do babilónico Nisanu).
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação, de forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova. 14 de Nisan, foi, há muitos anos atrás, uma sexta-feira, por volta do ano 30 D.C.! Foi nesse dia que, segundo os anais morreu Jesus! Assim sendo, a Páscoa celebra-se sempre no domingo a seguir ao 14 de Nisan, ou seja, no primeiro domingo depois da primeira lua-cheia a seguir ao equinócio de primavera. Foi o concílio de Niceia, no longínquo 325 D.C. que se definiu esta regra.
Convém notar ainda o seguinte, uma vez que os "feriados e pontes" são calculados a partir da Páscoa.
- A data da Páscoa nunca pode ocorrer antes de 22 de Março nem depois de 25 de Abril!
- O dia de Carnaval, sempre à terça-feira, é 47 dias antes da Páscoa. O Dia da Ascensão, numa quinta-feira, 39 dias depois. O Domingo de Pentecostes, 49 dias depois. O Corpo de Deus, numa quinta-feira, 60 dias depois.
- Os anos múltiplos de 100 não são bissextos, excepto se forem também múltiplos de 400.
.
Nota:
Este texto foi enviado pelo meu amigo José Bernardino, que teve a amabilidade de trabalhar para enriquecer de conteúdo as páginas destas edições Alfobre.
Para não ser repetitiva a temática da Páscoa nos outros dois blogues, publicamos este trabalho no "Munho do Alfobre", que lá vai moendo e produzindo matéria de alimento para o espírito.
Apresento os meus agradecimentos pela oferta de colaboração, e aguardo por novas iniciativas editoriais.

Sem comentários: