sexta-feira, 23 de abril de 2010

Celebrar ABRIL, ontem e hoje... com RÃO KYAO





*


Rão Kyao, nasceu em Lisboa. Desde cedo participou em grupos corais e, na sua adolescência, inicia estudos de flauta de bambu e estudos de saxofone. Nos anos 70 actuou nos grupos Status e The Bridge.
.
Em França, durante dois anos, toca com grandes nomes do jazz e de música de carácter étnico e estuda música indiana.
.
O LP Malpertuis (1976) foi o seu primeiro álbum gravado em Portugal, o que o coloca entre os melhores instrumentistas e compositores portugueses.
.
Em Bombaim, onde se instala após participar no Festival Internacional de Música Jazz Yatra (1978), aperfeiçoa o estudo de flauta de bambu (Bansuri) em particular e da música indiana em geral; consciente da influência desta na nossa música tradicional, regressa a Portugal onde grava o álbum Goa. Em 1981 grava com músicos indianos o álbum Ritual.
.
Em 1983, o álbum Fado Bailado reflecte a sua formação musical e o seu gosto pelo género, mas também a influência do Oriente através do povo árabe. Mais tarde, em Macau, é convidado a gravar um LP que revele, em termos musicais, a presença portuguesa no Oriente, ao qual dá o nome Macau ao Amanhecer. Volta a Bombaim para continuar os seus estudos de flauta de bambu e de música vocal indiana.
.
Num outro álbum (Oásis,1985), faz a ligação da música indiana com a portuguesa.
.
Em Danças de Rua, LP gravado entre o Brasil, Lisboa e Holanda, Rão kyao utiliza uma rítmica brasileira nordestina.
.
Em 1992, com Delírios Ibéricos, junta a sonoridade portuguesa com o Flamengo.
.
De volta às composições tradicionais e originais do fado, grava em 1996 Viva o Fado.
.
Em 1999, com a Orquestra Chinesa de Macau, grava composições próprias que ilustram os 450 anos da presença portuguesa na província de Macau.
.
É considerado o “embaixador” da música portuguesa por traduzir nas suas composições a nossa raiz popular e as suas influências orientais.
.
Feita a apresentação do músico, informamos que nesta sexta-feira e no sábado, os Recreios da Amadora recebem dois concertos que recordam Zeca Afonso.
.
Os projectos são completamente diferentes entre si, mas ambos encontram na figura de Zeca Afonso, para muitos a Voz da Revolução, um ponto de partida.
No âmbito da programação alargada das comemorações do 25 de Abril, que já começaram no início do mês, os Recreios da Amadora recebem nesta sexta-feira, dia 23, o projecto Boémia, que recupera as grandes canções de Abril, não só de Zeca Afonso, como de Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco, ao passo que a noite de sábado, véspera do XXXVI aniversário da Revolução dos Cravos, a sala de espectáculos da Amadora, abre as portas a Rão Kyao que promete fazer uma viagem até anos atrás.
.
Recreios da Amadora, sexta-feira e sábado, dias 23 e 24, a partir das 21h30.
.
Vai ser, para além do mais... Ver & Ouvir!
.
Até Sempre (...)

1 comentário:

Luisa disse...

Gostaria de ter visto estes espectáculos, gosto de cantorias de Abril.
Recordo sempre Abril com emoção.

Abraços
Luisa