quinta-feira, 1 de abril de 2010

"DIA das MENTIRAS" - S. HUGO de GRENOBLE.









.Hoje é dia 1 de Abril, tradicionalmente considerado o dia das mentiras. Seria óptimo que apenas se mentisse neste dia específico, e, depois se ficasse por aí..., tal e qual como se faz, por exemplo, ao dia internacional da mulher em que se oferecem flores e se faz larga referência a que a mulher tem direitos, ficando a coisa por aí, ao baterem as doze badaladas da gata borralheira. Idem, aspas aspas, para outros dias - mais que muitos -, que têm um dia por ano para celebrar - como o Natal -, passando-se depois todos os outros trezentos e muitos dias a ignorar os motivos porque naquele dia se deram abraços, prendas e se evocaram um montão de hipócrisias que se vão esbater no resto do calendário.
De facto, o dia um de abril é uma data extraordinária e privilegiada, na medida em que se celebra uma vez por ano e perduram os festejos durante o resto do tempo.
.
Também é dia de um santo; o Santo Hugo de Grenoble. Existem uns dezasseis santos com o nome de Hugo. Os dois mais importantes tiveram muitas coisas em comum. Além do nome, são quase do mesmo tempo e lugar. Um é Hugo, abade de Cluny (1204-1109) e o outro, bispo de Grenoble (1053-1132).
.
Poderia apresentar neste post algum desenvolvimento sobre a circunstância de o calendário mencionar este dia 1 de abril como dia de S. Hugo de Grenoble.
.
Existe a inevitabilidade porém, de em vez de um S. Hugo, termos de falar de outro S.Hugo! Nem sou capaz de identificar nas imagens acima reproduzidas se são os dois, ou se se trata de um apenas!
.
Por exemplo, o Hugo de Grenoble foi um dos fundadores da Ordem dos Cartuxos. O outro, o de Cluny, fez voto de silêncio e não falava com os 'colegas'. Fazia parte dos ritos de exercício dos votos com que se tinha comprometido.
.
Não faz mal se não adiantar mais nada posto que, como é dia das mentiras e pontificaram esta data com o nome de S.Hugo, ainda alguém vai imaginar que recorri a um tema respeitável para andar a brincar às aldrabices.
.
Ficarei por aqui, e aviso os leitores para não esquecerem de redobrar a vigilância contra a mentira, pois hoje é o dia-mor das mentirolas!
.
[Imagens recolhidas na Internet]

1 comentário:

Luisa disse...

Desconhecia ser dia de S. Hugo, mas tenho lembranças de como era o dia das mentiras, algumas com pilhéria. Hoje o dia das mentiras, é todos os dias, está institucionalizada a mentira. Prefiro recordar Mário Viegas, que me fez o favor de falecer neste dia. Viva a poesia. Viva o teatro.

Abraços
Luisa